Se alimentar bem está além de contar calorias

Todo alimento é capaz de nos beneficiar ou nos prejudicar de alguma maneira. Em uma alimentação balanceada, além de levar em consideração uma dieta com um valor máximo de calorias, é preciso pensar em como cada alimento vai agir para aquela determinada pessoa com características e necessidades tão próprias. É aí que entram alimentos funcionais, ou seja, alimentos que possuem propriedades benéficas que vão para mais que os valores nutricionais “comuns” e possuem a presença de ingredientes fisiologicamente ativos.

Algumas características desses alimentos são: podem ser consumidos em todos os tipos de dietas, possuem capacidade de regular funções corporais e podem proteger contra hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose etc. O Alimento funcional é completamente diferente da suplementação. Ele precisa estar inserido na alimentação de alguma maneira, trabalhar em prol da manutenção da saúde e possuir, em sua composição, uma ou mais substâncias capazes de auxiliar os processos metabólicos, a fim de melhora as condições de saúde e promover o bem-estar das pessoas.

Probióticos e prebióticos, por exemplo, são substâncias que melhoram, em vários aspectos, a qualidade de vida de quem os insere na alimentação e ele pode ser ingerido tanto por meio de alguns alimentos, como por suplementação, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O probióticos são microorganismos vivos que beneficiam quem os ingere e promovem o balanço da microbiota intestinal. Eles podem ser encontrados em alguns derivados de leite, em preparos conhecidos como kefir e em formato de sachês e cápsulas.

Já os prebióticos são componentes alimentares não possíveis de digerir e beneficiam que os ingere, pois estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Os prebióticos mais conhecidos são as oligofrutose (presente em alimentos como trigo, cebola, banana, mel, alho, e alho-poró), a Inulina (raízes da chicória), os galactooligossacarídeos (derivados do leite), batata yacon, banana verde e fibras solúveis.

A prevenção e o tratamento de doenças por meio do uso de alimentos funcionais como os probióticos e prebióticos, podem ser melhor orientados por um nutricionista. Procure um de sua confiança e confira a melhoria na sua qualidade de vida por meio da alimentação.

Open chat