Disbiose intestinal e absorção de nutrientes, quais os riscos e como tratar

Um problema que acomete muitas pessoas e que pode trazer malefícios à imunidade e absorção de nutrientes, causar prisão de ventre, constipação e gases pode ser resolvido com o equilíbrio da ingestão alimentos funcionais. Relatada nos anais nutricionais e conhecida como disbiose intestinal, a condição é gerada a partir de uma alteração na microbiota intestinal e altera o eficaz aproveitamento de vitaminas e minerais em quem possui o problema.

Os sintomas mais frenquentes, além do já citados, são cólicas diarreias ou prisões de ventre constantes, distensão abdominal, baixa imunidade, fadiga, depressão e mudanças de humor. O distúrbio está associado ao estilo de vida, como a ingestão de alimentos ultraprocessados e até uso de constantes de remédios como antibióticos. Assim o corpo acaba se inundando de toxinas, não absorvendo os nutrientes que chegam até o intestino, sofrendo com as inflamações e tendo carência de nutrientes.

A mudança de hábitos alimentares, o uso de prebióticos e probióticos (simbióticos) e o acompanhamento nutricional ajudam no tratamento. Com a melhora da microbiota, processos como a diminuição da absorção de glicose e aumento da eliminação de colesterol também acontecem e podem até ajudar a evitar doenças coronarianas. Assim como há diminuição de infecções sistêmicas e até a formação do câncer. 

Você possui alguns desses sintomas recorrentemente? Se sim, procure um nutricionista funcional e veja como a mudança dos seus hábitos e acompanhamento profissional podem ser cruciais para a sua saúde.

Open chat